Clínica de reabilitação para dependentes químicos

Clínica de reabilitação para dependentes químicos

A clínica de reabilitação para dependentes químicos tem como objetivo atender os pacientes de maneira amorosa, ética e com respeito às suas necessidades. 

Ao ser internado, de forma voluntária ou não, o dependente químico irá começar o seu caminho de volta para o equilíbrio da saúde física e mental. Sua integridade física, psicológica, espiritual e social serão preservadas durante todo o período de internação.

Esse é o tipo de tratamento oferecido na Clínica Liberty, uma clínica de reabilitação para dependentes químicos focada no tratamento da dependência das drogas. Para isso, contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada no assunto e com amplo conhecimento sobre essas substâncias e os efeitos dela no organismo. 

Como uma clínica de reabilitação para dependentes químicos funciona?

A Clínica Liberty unifica sua experiência, equipe capacitada e ótimos equipamentos para tratar os dependentes químicos da melhor forma. Por isso, acreditamos que, para o tratamento alcançar o resultado esperado, não basta apenas focar na recuperação espiritual e emocional dos pacientes, e sim na reconstrução de todos os aspectos do ser humano.

Essa visão mais ampla sobre o tratamento permite que os pacientes tenham as suas necessidades individuais levadas em consideração. Dessa forma, conseguimos oferecer tratamentos mais eficientes para saúde física e emocional, mantendo o ambiente tranquilo e com o conforto necessário para que ele se sinta apto para retornar à sociedade. 

Durante a internação, os dependentes químicos gostam de ter a sensação de que estão em casa. Sendo assim, essa percepção faz com que eles sintam que naquele espaço terão o apoio que precisam para encontrar a força necessária para tratar a dependência das drogas. 

Esse sentimento é essencial, pois ajuda muito a aplicar todo conhecimento e experiência adquiridos durante a internação na vida fora da clínica de reabilitação. Dessa forma, os dependentes químicos conseguem fugir das tentações e levar uma vida saudável. 

Conte com a ajuda da Clínica Liberty. Estamos online para te ajudar. Se precisa falar com um dos nossos especialistas, clique aqui

Quando é necessário procurar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

A internação em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos não é uma decisão fácil de ser tomada. Por isso, essa atitude deve ser feita quando o próprio usuário e sua família já não tem mais o controle da situação. 

Muitas vezes, por falta de conhecimento, os amigos e familiares não conseguem lidar com esse problema de forma efetiva. Com a rotina cada vez mais conturbada, principalmente nas grandes cidades, a falta de tempo para se dedicar ao acompanhamento do dependente também é um fator que acaba prejudicando ainda mais o quadro. 

Nesse ponto, a dependência de drogas começa a ultrapassar as relações familiares e afetivas, passando para o conhecimento de outras pessoas e expondo o usuário a situações desagradáveis e outros riscos. 

Dentro de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, o paciente terá apoio de médicos que têm base em estudos científicos avançados sobre o tratamento da dependência química. Assim, é possível encontrar uma solução mais eficaz caso a caso, levando o paciente a procurar equilíbrio físico e emocional, mesmo após a internação. 

Na Clínica Liberty, tratamos a dependência de drogas como uma doença. Sendo assim, o tratamento é baseado em suas causas biológicas, psicológicas e sociais. O ponto de partida para esse tratamento é saber o motivo que levou o paciente a usar essas substâncias.

Mais do que tratar dependentes químicos, a nossa clínica procura compreendê-los e dar apoio psicológico, nutricional, psiquiátrico, clínico, terapêutico e físico.

O tratamento é aplicado em etapas e de uma maneira interdisciplinar. Assim, o começo consiste na desintoxicação do indivíduo, que depois passa pela psicoterapia, até chegar à ressocialização, quando finalmente o paciente está pronto para voltar para casa e conviver em sociedade. 

Como atua uma equipe multidisciplinar em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Trabalhar com uma equipe multidisciplinar no tratamento de dependentes químicos faz toda diferença. Isso porque tanto o usuário quanto sua família vão estar devidamente amparados por especialistas no assunto. 

A participação da família na recuperação do paciente é de suma importância. Por isso, é um verdadeiro trabalho em equipe que integra o dependente químico, familiares e a equipe médica. Então, sempre que há essa união, as chances de um tratamento eficiente aumentam muito. 

Na Clínica Liberty, o foco do tratamento terapêutico é dar ao paciente autoconhecimento e aumentar sua confiança e autoestima. Dessa forma, é possível reconhecer e colocar em prática novas habilidades sociais e estimular as percepções afetivas de seus relacionamentos. 

Já falando um pouco sobre o tratamento com a família, a equipe terapêutica fortalecerá a relação familiar. Também ensinará sobre como funciona a dependência química, mudanças de comportamento, carências afetivas do paciente e todas suas necessidades físicas e emocionais. Sendo assim, essas informações vão orientar a família contra recaídas e no pleno funcionamento da recuperação depois da ressocialização.


Quais profissionais trabalham em uma clínica de recuperação?

A equipe multidisciplinar da Clínica Liberty é composta por profissionais com formações e especializações diferentes. Nosso time possui as seguintes ocupações:

  • Psiquiatras 
  • Clínico geral
  • Nutricionista 
  • Psicólogos
  • Enfermeiros e técnicos em enfermagem
  • Farmacêutico 
  • Assistente social 
  • Terapêuta ocupacional 
  • Musicoterapeuta  
  • Teólogo 
  • Educador físico 
  • Terapeuta holístico 
  • Neuropsicólogo 
  • Administrativo 
  • Financeiro 
  • Serviços gerais 
  • Auxiliar de limpeza
  • Auxiliar de cozinha 
  • Cozinheira 
  • Segurança 24 horas

Cada integrante da equipe é importante e participante de um dos nossos programas, que você confere a seguir:

  • Terapia cognitiva comportamental aplicada
  • Avaliação neuropsicológica 
  • Entrevista motivacional 
  • Criação de grupo de espiritualidade 
  • Criação de grupos operativos 
  • Orientação às famílias codependentes 
  • Identificação e análise de sentimentos em grupo
  • Criação de grupos de prevenção e recaída 
  • Desenvolvimento de habilidades sociais 
  • Testagem neurocognitiva
  • Desenvolvimento de atividade física 
  • Criação de grupos voltado a musicoterapia 

Garantimos um tratamento de qualidade para o seu ente querido. Para solicitar um atendimento, clique aqui.

Qual a importância da família no tratamento do dependente químico?

Já falamos sobre o assunto no tópico anterior, mas achamos melhor dar mais detalhes para ajudar os familiares a lidarem com essa situação. Sabemos que não é nada fácil passar por isso e estamos aqui para dar todo apoio necessário nessa fase. 

A melhor maneira de enfrentar esse problema é encarando o fato que a dependência química é uma doença que precisa ser tratada. Dessa forma, é possível eliminar sentimentos de culpa e remorso por qualquer episódio que tenha acontecido no passado. Assim, é mais simples encontrar forças para buscar uma solução para esse problema. 

Por isso, paciência é uma virtude fundamental. Dessa forma, essa habilidade será usada para lidar com o dependente químico nesse período e com o tratamento em si.

Assim, união familiar é a chave que vai fazer toda diferença. Dessa forma, compreender que é necessário ter empatia e amor vai impedir muito sofrimento entre todos os envolvidos nesse cenário. 

Dessa maneira, conseguimos compreender melhor que todos cometem erros e que isso é parte da vida. Sendo assim, quando eles ocorrem, a família deve buscar soluções para resolvê-lo, atendendo as necessidades de todos os membros e se ajudando mutuamente. 

É por isso que a Clínica Liberty dedica uma parte do tratamento apenas para a orientação das famílias dos dependentes químicos. Assim, todas as pessoas que estão passando pela mesma situação conseguem se tornar mais compreensivas com o outro e consigo mesmos, praticando o lado mais humano no tratamento e fora dele. 

Então, está passando por uma situação parecida em casa? Sendo assim, baixe grátis nosso e-book “Clínica Especializada em Dependência Química” e saiba todos os detalhes sobre o tratamento oferecido pela Clínica Liberty 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não irá aparecer