Abstinência de drogas: como ajudar um filho nesta situação?

Abstinência de drogas: como ajudar um filho nesta situação?

Para uma família que possui um membro que é dependente químico e está passando pelo período de abstinência, o dia a dia pode ser estressante em vários aspectos. Por isso, é fundamental o apoio dos pais nessa hora. 

Então, preparamos esse post para que você, que é pai ou mãe e está passando por essa situação, entenda um pouco mais sobre a abstinência de drogas, por que ela ocorre no organismo e quais as soluções viáveis para resolver esse problema.  

O que é síndrome de abstinência?  

Chamamos de síndrome de abstinência todas as reações físicas e mentais que acontecem por causa da interrupção abrupta do consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, que causem qualquer tipo de dependência. 

Logo, esse turbulento período pode durar dias ou até semanas, dependendo do tempo de uso de drogas. Se o seu filho está tentando ficar controlar seu consumo, recomendamos que estenda a mão para ele.

Pois, essa fase, apesar de ser bastante complicada, é absolutamente normal. 

Como ocorre e por quê ocorre a abstinência?  

A abstinência gera um desconforto físico insuportável para grande parte das pessoas que interrompem de forma repentina o consumo de drogas. Geralmente, um dos principais sintomas é a disforia, que é a uma mudança brusca do estado de ânimo. 

Outros sintomas como insônia, irritação, ansiedade, agitação extrema, tremores, taquicardia, dentre outros, também podem acometer quem está tentando controlar o consumo das drogas. Além disso, em casos extremos e mais graves, as crises convulsivas também podem aparecer. 

Uma boa clínica de recuperação vai ajudar seu filho

Você sabia que o período de abstinência de drogas que o seu filho está passando pode ser bem menos doloroso para ele? Isso porque uma boa clínica de recuperação pode ajudá-lo a tratar a dependência química que tanto o perturba.

Durante o período de internação, seu filho vai receber todo o tratamento necessário para que, aos poucos, recupere a vida que tinha antes. Tal como acontece na Clínica Liberty, onde cada paciente é tratado de forma única e especial.

O papel da família é fundamental

Não podemos negar que a família exerce papel fundamental na recuperação de um filho que esteja passando por um período de abstinência. Por isso, ter paciência com a pessoa que está tentando controlar o consumo das drogas é crucial.

De nada adianta os pais ficarem julgando ou até mesmo criticando o filho por suas escolhas. O mais sensato a se fazer é dar todo o apoio possível.

Afinal de contas, essa atitude é fundamental em todo o processo de recuperação clínica. Desse modo, adquira o nosso eBook agora mesmo e aprimore os seus conhecimentos.    

Conclusão

Os sintomas e a ocorrência da abstinência das drogas podem ser graves. Por isso, optar por uma boa clínica de reabilitação como a Liberty faz toda diferença no controle de consumo de substâncias. Contar com o apoio da família é primordial para o tratamento da dependência química.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não irá aparecer